O Ensino Fundamental I é o momento em que se inicia a formalização do processo de ensino-aprendizagem: noções conceituais surgem para explicar o mundo, e conteúdos acadêmicos são apresentados paulatinamente para colaborar para a construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno. Nesta fase, a escola passa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. As exigências são outras, aparecem novos desafios e os estudos pedem maior concentração e dedicação.

O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas:


Ensino Fundamental I


Atividades

Um professor para cada disciplina, uma nova estrutura curricular e de horários, maior independência no grupo e aumento da responsabilidade e do rigor acadêmico tornam esta fase um desafio estimulante para o aluno.


Possui um planejamento bimestral específico para cada uma das disciplinas que compõem o currículo, elaborado de acordo com as orientações da coordenação pedagógica.


Possui corpo docente em processo de formação continuada, constituindo-se em um espaço pedagógico que visa atingir os seguintes objetivos:


- Desenvolver a autonomia intelectual, a criatividade, e a capacidade de pesquisa.


- Desenvolver a capacidade de utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


Desenvolver a capacidade de utilizar diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas, corporais como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções da cultura.


- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-matemático e o interesse científico.


- Compreender a vida escolar como integrada ao sistema político/social, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.


- Propiciar as condições para que o jovem possa perceber, apreciar e valorizar a diversidade sociocultural, adotando posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.


O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas: